Amostras de pipetagem

O Departamento de Investigação Científica da Fundação Altino Ventura (FAV) tem como objetivo principal auxiliar alunos e pesquisadores da instituição na elaboração de projetos de pesquisa, artigos e trabalhos apresentados em eventos científicos. Atualmente é coordenado pela Dra. Camila Ventura (Médica Oftalmologista, Doutora em Ciências Visuais – UNIFESP). Conta ainda com as Analistas de Pesquisa Científica Dra. Ana Karine de Araújo Soares (Biomédica – UFPE, Doutora em Biociências e Biotecnologia em Saúde – FIOCRUZ/PE, Pós-Doutora em Inovação Terapêutica - UFPE)  e Dra. Taciana Higino (Biomédica – UFPE, Doutora em Biociências e Biotecnologia em Saúde – FIOCRUZ/PE), além da Estatística Camilla Rocha (Estatística – UFPE, Especializanda em Inteligência Artificial com Ênfase em Ciências de Dados – IBRATEC).

A Fundação Altino Ventura é fonte de um grande manancial de dados científicos que permitem a realização de pesquisas de ponta, utilizando dados epidemiológicos coletados nas ações de prevenção à cegueira e reabilitação visual, auditiva, física e intelectual, favorecendo assim o melhor conhecimento da realidade da saúde ocular e das múltiplas deficiências das regiões Norte/Nordeste. A instituição desenvolve continuamente Projetos de Extensão e Pesquisa, com parcerias técnico-científicas com instituições nacionais e internacionais. Parcerias técnico-científicas como: Projeto de Baixa Visão, em parceria com Fundação Lions Internacional, a ONG cristã Alemã, CBM, Governo Alemão, em oito estados do Norte e Nordeste (Roraima, Amapá, Ceara, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) capacitando oftalmologistas pediátricas e terapeutas especialistas em baixa visão; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), desenvolvendo diversos trabalhos científicos, e no fomento à Pós-graduação strictu sensu; Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), WHO-das Américas, Ministério da Saúde do Brasil, e a UNICEF, para elaboração de materiais educativos para profissionais da Atenção Básica e Especializada à Saúde da Criança, com Síndrome Congênita do Vírus Zika (SCZV); Projeto de Pesquisa Científica “Semear”, financiado pelo Eunice Kennedy Shriver Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano dos Institutos Nacionais de Saúde (NIHCD), dos Estados Unidos, em parceria com a RTI Internacional (Research Triangle Park, NC), que visa acompanhar o desenvolvimento de crianças com a SCZV e suas famílias.

No âmbito da contribuição à ciência, somente nos anos de 2016 a 2018, a FAV publicou 56 trabalhos científicos peer reviewed, muitos de alto impacto, além de outras edições de grande destaque.

Museu de Ciências

Dra. Camila Ventura

Coordenadora

Dra. Ana Karine de Araújo Soares

Analista de Pesquisa Científica

Dra. Taciana Higino

Analista de Pesquisa Científica

Camilla Rocha

Estatística

MEMBROS

Contate-nos

Tel: (81) 3302.4300

Email: contato@doefav.com

Inscreva-se na Lista de Transmissão do Ensino FAV

Endereço

Rua da Soledade, 170, Boa Vista, Recife/PE - (81) 3302.4300

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Twitter
  • Ícone branco do Instagram
Receba notícias sobre Web Updates, Podcasts, Processos Seletivos e tudo sobre o Ensino FAV

© 2020 por Fundação Altino Ventura.